Bahia - traducción al
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Bahia - traducción al

UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL
Baianos; Estado da Bahia; Bahia (estado)
  • arquitetura colonial implantada no Brasil]]

fazendão         
CLUBE BRASILEIRO DE FUTEBOL
Bahia SA; EC Bahia; Esporte clube bahia; Torcida Organizada Povão; Torcida Povão; Esporte Club Bahia; Fazendão; Baêa; E.C. Bahia; Tricolor da Boa Terra; Bahêa; Tricolor Baiano
(Браз.) (разг.) толстуха
aprovado         
LISTA DE UM PROJETO WIKIMEDIA
Bahia Rural; Bahia Esporte; Aprovado; Conexão Bahia; Bom Dia Sábado Bahia; Globo Esporte Bahia; Aprovado (programa de televisão)
разрешенный, утвержденный, согласованный, одобренный, апробированный, принятый, выдержавший экзамен, "удовлетворительно" (оценка)
Bahia      
Байя (город и штат Бразилии)

Definición

САЛВАДОР
(Salvador) (Баия) , город и порт на северо-востоке Бразилии, административный центр шт. Баия. 2,1 млн. жителей (1991). Международный аэропорт. Химическая, пищевкусовая, текстильная промышленность. Университеты. Основан в 1549. До 1763 столица Бразилии. Укрепления, церкви, дворцы 16-18 вв.

Wikipedia

Bahia

A Bahia (pronúncia em português: [baˈi.ɐ]) é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Banhada pelo Oceano Atlântico na costa mais extensa do país, está situada na Região Nordeste, onde representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto e o maior número de municípios. A capital estadual é Salvador, terceiro município mais populoso do Brasil. Além dela, há outros municípios influentes na rede urbana baiana, como as capitais regionais Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, o bipolo Itabuna-Ilhéus e Juazeiro do bipolo com o município pernambucano de Petrolina.

Um dos primeiros núcleos de riqueza açucareira do Brasil, a Bahia recebeu um imenso contingente e enorme influência de africanos escravizados, trazidos pelos colonizadores europeus para comercialização, visando a suprir os engenhos e as minas de ouro da colônia. Esses indivíduos escravizados procediam em especial do Golfo da Guiné, das antigamente chamadas costas "dos escravos", "da pimenta", "do marfim" e "do ouro", no Oeste Africano, com destaque para o Império de Oió, fundado e habitado pelo povo iorubá, e o antigo Reino de Daomé. Em contraposição, o Rio de Janeiro viria a receber, posteriormente, escravos procedentes principalmente de Angola e Moçambique. Assim, a influência da cultura africana na Bahia permaneceu alta na música, na culinária, na religião, no modo de vida de sua população, não só ao redor de Salvador e Recôncavo baiano, mas, principalmente, em toda a costa baiana. Não à toa, o gentílico do estado deu nome ao ofício comum a mulheres negras que preparam e comerciam no tabuleiro de acarajé, vestidas de turbante, colares e brincos dourados, pulseira, saias compridas e armadas, blusa de renda e adereços de pano da costa — isto é, a baiana do acarajé.

A Bahia é considerada a parte mais antiga da América Portuguesa, pois foi na região de Porto Seguro, litoral sul da Bahia, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, em 22 de abril de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos portugueses e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, presidida pelo frei Henrique Soares de Coimbra. Em 1 de novembro de 1501, o navegador florentino Américo Vespúcio, a serviço da Coroa portuguesa, descobriu e batizou a Baía de Todos-os-Santos, maior reentrância de mar no litoral desde a foz do Rio Amazonas até o estuário do Rio da Prata. O local foi escolhido para abrigar a sede do governo-geral em março de 1549 com a chegada do fidalgo Tomé de Sousa, a mando do rei Dom João III de Portugal para fundar a que seria, pelos 214 anos seguintes, a cidade capital do Brasil Colônia, Salvador. É de se destacar também o decreto de abertura dos portos às nações amigas, promulgada em 28 de janeiro de 1808 por meio de uma Carta Régia pelo príncipe regente dom João VI de Portugal, na então Capitania da Bahia, acabando com o exclusivismo metropolitano comercial e abrindo a economia brasileira para o comércio exterior.

O estado possui um alto potencial turístico, que vem sendo muito explorado através de seu litoral, da Chapada Diamantina, do Recôncavo e de outras belezas naturais e patrimônios históricos e culturais. Possui a sétima maior economia do Brasil, com produto interno bruto superior a 290 bilhões de reais, representando quase 20 mil reais de PIB per capita. A sua renda, no entanto, não é bem distribuída, se refletindo num índice de desenvolvimento humano de 0,714 em 2017. Na Bandeira do Brasil, o estado da Bahia é representado pela estrela Gamma Crucis (? Crucis) da constelação do Cruzeiro do Sul (Crux).

Ejemplos de uso de Bahia
1. Alexandre Silva of the federal police in Bahia state.
2. Hurricane warnings were posted from Topolobampo in Sinaloa state north to Bahia Kino.
3. Two hours‘ south is the colonial city of Salvador da Bahia.
4. Lula said in a visit to Bahia state÷ "I am a calm man.
5. Unlike the members of Os Mutantes, the other founders of the movement came from the north–western province of Bahia.